sábado, 3 de outubro de 2009

Renascimento


Assim como em qualquer gênero musical, o hip hop evoluiu com alguns rappers que moldaram seu próprio estilo e, talvez o mais importante, influenciaram os rimadores que os precederam. Hoje compartilho com vocês o primeiro álbum de um desses rappers. Ou melhor de um grupo desses rappers.
Primeiro e mais importante, a década de 90 foi extremamente importante para o rap (leia-se a música no movimento Hip hop) especialmente pelo Gangsta Rap. Este por sua vez era composto por rimas que descrevia o habitat de um gangster negro nos EUA. Mas antes da música se tornar algo tão poderoso, o que se passava com o rap? Após sua consolidação como gênero o rap vivia uma fase esquisita no início dos anos 90, as rimas perderam sua capacidade crítica, de descrição da realidade e os compositores fugiam para um tipo menos sério de música ou com mensagens distantes do cotidiano do submundo. Mas em 1992 algo de muito importante aconteceu para modificar essa situação.
Os rappers RZA, GZA, Ol' Dirty Bastard fundaram o Wu-Tang Clan, mais tarde reforaçado pelos também rappers Raekwon, Method Man, U-God, Ghostface Killa, Inspectah Deck e Masta Killa. O álbum de estréia do clã é uma das vacas sagradas do movimento hip-hop. Deixando de lado toda a picaretagem da época, esses nove mc's criarama a base para o gangsta rap com rimas calcadas no cotidiano do submundo criminoso, recheadas de violência e drogas. O nome veio de um filme de artes marciais chamado Shaolin and the Wu-Tang. As artes marciais estão presentes no trabalho do grupo, alguns trechos de filmes do gênero serviram de base para algumas músicas. Enter the Wu-Tang revolucionou o rap, tanto que acabou originando o gangsta-rap, enriquecedor do movimento musicalmente. Esse álbum é obrigatório pra quem já ouve de rap e pra quem quer começar a ouvir a música do Hip hop.
Melhores faixas: "Bring da Rockus", "Da Mystery of Chessboxin", "Method Man", "Protect ya Neck".

Enter the Wu-Tang: 36 Chambers (1993)

Bring da Rukus
Shame on a Nigga
Clan in da Front
Wu-Tang: 7th Chamber
Can It Be all so Simple
Da Mystery of Chessboxin
Wu-Tang Clan Ain't Nuthing ta F'Wit
CREAM
Method Man
Protect Ya Neck
Tearz
Wu-Tang: 7th Chamber part. II
Protect Ya Neck [uncut]

Download
4shared
Senha: blogalienigena.blogspot.com

0 Comente aqui:

Seguidores

 
BlogBlogs.Com.Br