domingo, 31 de janeiro de 2010

De Walter Salles: Central do Brasil (1998)




São dois os protagonistas da película de história simples e bem desenvolvida que se tornou um clássico do cinema brasileiro, o terceiro longa-metragem de cineasta Walter Salles. Ele usou todo o potencial de sua equipe técnica, com competência conseguiu construir a identidade dos personagens enquanto os fez interagir com os cenários por onde passam na longa viagem que fazem durante este "filme de estrada" (ou "road movie", no termo estadosunidense).
Com um início rápido, Central do Brasil passa com uma certa leveza diante de nossos olhos. O roteiro faz de Dora e de Josué indivíduos cativantes e com quem nos importamos desde o primeiro encontro deles, ainda na fria estação central. O foco da câmera transporta a personagem de Fernanda Montenegro para um vida hermética, solitária e sem identidade em meio ao coletivo da existência urbana. A medida que Dora se aproxima de Josué, um mundo novo e amplo passa a existir para ela. Os sons tornam-se mais claros, menos confusos e claustrofóbicos, as cores passam a predominar a lente e os sorrisos a aparecer com mais facilidade. A cada cena juntos, nos tornamos mais e mais parceiros dos heróis da película, que nos faz chorar e rir em meio a simplicidade do povo do nordeste, um dos recantos mais internos do Brasil.
Me alivia pensar que perdemos Paulo Autran, mas ainda temos Fernanda Montenegro. É bem verdade, sua personagem é o alicerce que garante o sucesso da película e a esta atriz podemos confiar este papel. Boas interpretações Marília Pêra e Matheus Nachtergaele, veteranos da telona que conseguiram nutrir algumas das deficiências do inexperiente Vinícios Oliveiras, ainda que ele surpreenda em certos momentos. Graças tudo isso Central do Brasil nos garantiu o Urso de Prata de melhor atriz para Montenegro, Urso de Ouro de melhor filme e prêmio do júri no Festival de Berlim. Também conseguiu o Globo de Ouro e o BAFTA na categoria melhor filme de língua estrangeira.

DOWNLOAD
Central do Brasil ou "Central Station", RMVB, áudio em português. Créditos Gordon.
Parte 1 Rapidshare ou zSHARE
Parte 2 Rapidshare ou zSHARE
Parte 3 Rapidshare ou zSHARE
Parte 4 Rapidshare ou zSHARE
Senha: blogalienigena.blogspot.com

0 Comente aqui:

Seguidores

 
BlogBlogs.Com.Br