quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Musa da Bossa


Nara Leão em 1963

Desde o primeiro ensaio dos músicos que arquitetaram aquele momento da música popular brasileira, Nara Leão mereceu o título de musa da bossa nova. Musicalmente virtuosa, Nara aprendeu a tocar violão ainda aos doze anos de idade e dois anos mais tarde conheceria um certo Roberto Menescal. Então com dezoito anos, o rapaz reunia seus colegas de academia musical no peoqeuno apartamento, gente como Vinícios de Morais, Carlinhos Lyra, João Gilberto e a própria Nara Leão. Nascia a Bossa Nova.
Por aqui o segundo álbum da moça recatada da mpb, Opinião de Nara de 1964. A música que dá nome ao disco, "Opinião" composta pelo sambista Zé Keti, tem um refrão de protesto e conteúdo extremamente voltado para as classes periféricas da sociedade brasiliera. Esse é um caráter abordado pela cantora em todo o álbum. As canções são confortáveis de se ouvir, como toda boa bossa nova e Nara Leão não se limita ao flerte com o samba de partido alto, vai além do comum e trás algo do tropicalismo, movimento que apoiaria com ferocidade posteriormente. É o meu favorito dela, mesmo que admita meu destreino com a bossa nova. Apaixone-se por Nara, também.
Melhores faixas: "Opinião", "Acender as Velas", "Sina do Caboclo", "Mal-me-quer".


Opinião de Nara (1964)

Opinião
Acender de Velas
Derradeira Primavera
Berimbau (Ritmo de Capoeira)
Sina do Caboclo
Deixa
Esse Mundo é Meu
Labareda
Em Tempo de Adeus
Chegança
Na Roda de Capoeira
Mal-me-quer

Download
Senha: apenas-ir.blogspot.com

0 Comente aqui:

Seguidores

 
BlogBlogs.Com.Br