sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

De Park Chan-wook: Bakjwi (2009)


O sul-coreano Park Chan-wook (Old boy, Chinjeolhan Geumjassi) leva às últimas conseqüências a propensão do cinema a exibir simbolismos. E fazendo-o se torna um dos cineastas mais audaciosos da minha lista. Assistir uma película deste cineastas é como ler um livro, tem de ser feito duas vezes. Na primeira vez você acompanha e absorve a história, na segunda saboreia a forma como ela é apresentada. E é nessa etapa que esse filme se torna uma obra de arte. 
O padre Sang-hyeon (Song Kang-ho, soberbo) está farto de ver doentes terminais perecendo nas mãos de um vírus misterioso. Ele se oferece como voluntário na busca por uma vacina contra esse vírus, mas não resiste aos sintomas da doença e chega a beira da morte, sendo salvo no último instante por transfusão de sangue. Sang-hyeon sobrevive e é aclamado por todos como um santo, o único a sair vivo de um experimento realizado com 400 voluntários. Mas ele logo descobre que sua nova chance tem um preço: o padre não pode se expor a luz solar e precisa de sangue para resistir ao vírus que ainda habita seu organismo. Bem quisto por todos, e guardando seu segredo, ele reencontra sua amiga de infância Tae-joo (Kim Ok-vin, desperta em mim os sentimentos mais primitivos...) e acaba redescobrindo um amor antigo. Juntos eles se envolvem em situações adversas, o padre e sua amante sofrem com o preço que pagam por suas escolhas.
Sede de Sangue (Bakjwi, no original) é o sétimo longa-metragem de Park Chan-wook, aqui ele assume definitivamente a importância da estética em seu cinema. O roteiro começou a ser desenvolvido quase dez anos antes da realização do filme e o papel do protagonista foi escrito para Song kang-ho, que não decepciona e preenche com verossimilhança o conflito existencial de seu complexo personagem. A película oscila entre diversos gêneros, mais especificamente: suspense, horror, romance, drama e surrealismo. Uma amostra típica da filmografia desse cineasta, pouco dado ao cinema de gênero, e ótimo filme de vampiro.

DOWLOAD
Bakjwi ou "Sede de Sangue", RMVB, áudio em coreano com legendas em português. Créditos FARRA.
Parte 1 Megaupload ou zSHARE
Parte 2 Megaupload ou zSHARE
Parte 3 Megaupload ou zSHARE
Parte 4 Megaupload ou zSHARE
Parte 5 Megaupload ou zSHARE
Senha: blogalienigena.blogspot.com

0 Comente aqui:

Seguidores

 
BlogBlogs.Com.Br